PORTFÓLIO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
CURSO: NUTRIÇÃO
SEMESTRE: 5º FLEX / 6º REGULAR
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “Acidente Vascular Cerebral”. Escolhemos este assunto para aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das doenças que mais matam no mundo. No Brasil, o AVC é a primeira causa de morte e as sequelas podem atingir 50% das pessoas que tiveram e são, muitas vezes, irreversíveis. Nos quatro primeiros meses de 2022, foram registrados 35.127 casos de AVC. Responder 85% das ocorrências, a ocorrência ocorre em um vaso que ocorre corretamente, preenchendo a passagem de suprimento para células locais, chamadas de neurônios de abastecimento, enviadas por células locais, chamadas de neurônios, enviadas por sua morte. Já na hemorrágica, um vaso enfraquecido e sangra no cérebro, aumenta a pressão local 1,2 .
Considerado a doença incomum em jovens, a ocorrência da faixa etária afetada e seus familiares de forma emocional, física e social. . _ _
De acordo com um estudo sobre AVC em jovens adultos realizados no Rio Grande do Sul, 58,5% dos casos em mulheres. Estratificando esses casos por faixa etária, as mulheres de 20 a 29 anos perfizeram 59,3% dos registros e de 30 a 39 anos 58,2% do total de casos. A American Stroke Association conheceu o que a AVC atende de cerca de 55.000 mulheres a mais do que homens 4 . Nesse contexto, SGA acompanha Larissa, saudável e com uma boa alimentação, com diagnóstico de um contexto, que é nossa perspectiva ao ter um treino vascular cerebral (AVC) 31 anos durante seu treino.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Em mais um dia de fundo, Larissa viu a mudança de fundo completamente não se preocupar em nada, a parte que ficou impossibilitando-se totalmente, ficando totalmente impossibilitando-se a procurar. Depois de muito esforço, ela conseguiu atravessar a piscina com um braço só mas bebeu muita água nas tentativas. Ao chegar no momento da piscina, não há tanta facilidade para explicar ao professor que há tanta cidade, para que o professor tenha tanta facilidade, para que o Hospital Regional da tenha muita gravidade, para que possa ter uma piscina tão grave. Nenhum exame de mapeamento das artérias foi encontrado um exame na carótida direita que é uma artéria e o entupimento foi de base. Como ela não foi iniciada, parou de irrigar como outras artérias que se ramificam com a carótida. Os médicos ficaram super preocupados com o risco de uma hemorragia cerebral. A atleta recebeu um cateter na artéria, permitindo a expansão do vaso sanguíneo e, com isso, a retomada da circulação. Não foi possível, porém, impedir que parte do cérebro dela “morresse” no processo.
Realizou-se o procedimento de carótida e a cirurgia de oito dias de monitoramento em UTI. Depois disso, semi-tratamento intensivo e intensivo. Ela alta ganhou no 17º dia, surpreendendo até os médicos. Ao deixar o hospital, ela não falou nem entendê diálogos e disfagia leve media. Além disso, estava sem movimento e sem a possibilidade de controlar a abertura da mão. Ela nunca imaginou que seria “candidata” a um AVC, porque pensava que tinha uma alimentação equilibrada. Após a realização de exames específicos, o resultado de um exame revelou a causa do derrame: a cardiopatia é possível. Larissa atualmente passa bem, sem grandes sequelas do AVC.
Com base nos aprendizagem aprendizagem na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) e na Situação proposta-problema, a seguir os desafios propostos.
DESAFIOS PROPOSTOS
Desafio 1
Após a admissão do paciente na UTI, foi realizada a avaliação nutricional e apresenta risco nutricional. Está estabilizada hemodinamicamente, com capacidade total de drenagem e absorção, energética de 800kcal/dia. Diamante uma dieta, uma dieta hipercalórica hiperproteica, densidade de 1,5 KC/mL, 650 mOs/Kg de água 6 vezes ao Dessa forma, a determinação dietética considerando a complexidade dos nutrientes, via de administração, volume a ser administrado, método de administração, gotas por minuto e a quantidade de água ao longo do dia que forma a água devem ser percebidas.
Desafio 2
A Sociedade Brasileira de Cardiologia 5 apresenta em último relatório que cerca de 45% de doenças crônicas de todos os óbitos (DCNT) no mundo, de 17 milhões, mais não são por doenças cardiovasculares (DCV), e uma distribuição similar é observação no Brasil, onde 72% das ocorrências do Brasil, que causa 302 de ocorrência de DC, sendo 72% das doenças relacionadas a doenças cardiovasculares e 16% a neoplasias, comprovando no caso de morte no país2, são a principal causa de morte no país (SBC, 2).
Considerando que o tratamento e controle das DCV e o tratamento adequado do acompanhamento individualizado, a vida física, o tratamento individualizado, o tratamento e o controle e o tratamento adequado do tratamento individualizado, considerando que o tratamento adequado de cuidados nutricional não seja eficaz de risco nutricional. Caso da Larissa, apresentará quais cuidados ela precisa ter uma alimentação após descobrir a cardiopatia com a passar a um quadro de AVC e evidenciar os nutrientes essenciais nesse caso.
Desafio 3
Uma das complicações do acidente vascular cerebral é disfuncional, independente que pode ser definida como dificuldade em deglutir o alimento não traumático da origem oral até o estômago, condição que pode se associar a sintomas como regurgitação, inspiração queobrônca, ou retroesternal de esforço (relacionada ou não à alimentação), pirose, rouquidão, soluço e odinofagia. Quando manifestada em virtude de AVC pode ser considerada a morbidade do tipo de lesão e da idade do paciente. Devido a essa dificuldade em detirir os alimentos, os alimentos são muito freqüentes, uma vez que o estado nutricional tem dificuldade em causar a dieta alimentar, que infelizmente é muito frequente que as dietas desnutritivas.
O principal objetivo da terapia nutricional ao paciente disfágico é prevenir a aspiração e a sufocação, meios de facilitar uma alimentação segura e independente, e ainda recuperar ou manter o estado nutricional e a hidratação do paciente, com uma dieta adaptada às suas necessidades. Assim, quando receber alimentos de alta qualidade para fornecer alimentos e alimentos para receber todos os alimentos para receber alimentos e alimentos para receber todos os alimentos orientativos, que devem ser usados para receber a textura do paciente e alimentos que vão receber todos os alimentos orientativos, como deve ser a hidratação da paciente. qual a importância do Nutricionista na assistência nutricional em pacientes disfágicos. Lembrando que esse material orientativo será entregue para o paciente e sua família.
Desafio 4
Durante seu treino, larissa e durante o desempenho dos treinos esportivos para auxílio no ganho massa, que durante seus treinos, foram feitos. Ela treina 3x/semana, das 6:00h às 7:00h, é vegetariana e tem intolerância à lactose. Dessa forma, elabore orientações dos alimentos que ela deve ingerir ao longo do dia que considerem consideravelmente) e a resposta de suplementos, justificando sua resposta.
Avaliações
Não há avaliações ainda.